O que o aluno estuda
Durante o curso o aluno estudará os diversos processos de soldagem, as normas e as documentações técnicas de soldagem, os processos de tratamento térmico para metais ferrosos e não ferrosos e os ensaios destrutivos e não destrutivos para garantir a qualidade das peças soldadas.
O que o profissional faz
Planeja o trabalho a ser executado interpretando projetos (estruturas metálicas, caldeiraria e conjuntos soldados). Consulta normas técnicas aplicáveis à execução. Define os processos de soldagem. Elabora o plano de qualificação de procedimentos de soldagem. Define os procedimentos de execução e inspeção. Elabora o plano de soldagem. Estima o material de consumo e aplicação. Seleciona os procedimentos para cada atividade. Verifica as condições de segurança (ambiente e equipamentos de proteção individual). Define a sequência de execução dos serviços (caldeiraria, soldagem, entre outros). Elabora orçamento de conjuntos soldados. Realiza estudos (estudo de cronoanálise de processos, estudo de redução de deformação e distorção, entre outros). Desenha dispositivos auxiliares para conjuntos soldados. Projeta dispositivos auxiliares para conjuntos soldados.
Onde trabalhar
Indústrias de produtos metálicos e construção civil, nas áreas de caldeiraria, indústria naval, petroquímica, petrolífera, aeronáutica e automobilística. Produção industrial, manutenção, montagem, ferramentaria, fabricantes de insumos e equipamentos. Autônomo.
Detalhes do curso
Coordenador: João Augusto Montesano
E-mail Institucional: [email protected]
Eixo Tecnológico:Controle e Processos Industriais
Período: Noturno
Duração: 3 Semestres
Matriz curricular
Matriz curricular corresponde às disciplinas que o aluno aprende durante o curso
Desenho Técnico
Metrologia Aplicada
Ciência dos Materiais
Processos de Soldagem I
Inglês Instrumental
Resistência dos Materiais
Aplicativos Informatizados
Eletricidade e Eletrônica Aplicada à Soldagem
Desenho Assistido por Computador
Processos de Soldagem II
Processos de Fabricação
Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho
Ensaios dos Materiais
Ética e Cidadania Organizacional
Planejamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Soldagem
Metalografia e Tratamentos Térmicos de Metais Ferrosos Processos de Soldagem III
Metalografia e Tratamentos Térmicos de Metais Não Ferrosos
Automação na Soldagem
Normas e Qualificação em Soldagem
Linguagem, Trabalho e Tecnologia
Gestão Empreendedora e Inovação
Desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Soldagem
Depoimentos de ex-alunos
Confira o que dizem os nossos ex-alunos sobre o curso
O curso de técnico em soldagem, hoje no mercado de trabalho é muito importante e abrange várias áreas dentro de uma empresa. Você consegue atuar no processo de soldagem junto a engenharia de processo, qualificação de processo e de soldadores, também consegue atuar no laboratório de soldagem com análises metalográficas, e afins, também consegue atuar como inspetor de solda dentro da indústria e pode atuar também como líder do processo de soldagem. É um curso muito interessante que nos capacita e nos atualiza para o mercado de trabalho.
Maikel Donato Pierroti
CCS
O Curso Técnico de Soldagem é um diferencial para os profissionais que queiram seguir buscando conhecimento na área da Soldagem. 85% da produção e construção mundial gira em torno da área da Soldagem, como: construção civil, naval, indústria metalmecânica, alimentícia etc. Buscando melhorar o quadro de profissionais no mercado de trabalho a Escola Trajano Camargo traz mais essa modalidade de curso de especialização Técnica para Limeira.
Giacomo Alexandre Prado
Maxion
O técnico de soldagem é um profissional responsável por unir metais e transformá-los em obras e estruturas funcionais e seguras. A soldagem é essencial em diversos setores industriais e sua demanda cresce a cada dia. Setores para atuação de um técnico de soldagem: Setor automotivo, Construção civil, Construção naval.
Brendow Gabriel de Souza
Faurecia
Galeria de fotos
Utilize os filtros abaixo para selecionar as fotos por categorias
- Todas